Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de maio de 2010



PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO: http://voicethread.com/share/1178922/

terça-feira, 25 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Influência dos media-2


1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?

2 – Atreve-te a responder às questões:

2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)

2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?


1-Anorexia-É uma doença psicológica que afecta as pessoas fazendo acreditar que são gordas mas na realidade não são.
Bulimia –É uma doença do foro psicológico que faz com que as pessoas comam muito num determinado espaço de tempo fazendo com que se sintam culpadas, arrependerem-se e provocar o vomito.

2- As pessoas são muito influenciadas pelos media porque são constantemente”bombardeadas” com publicidade que apresenta pessoas com beleza fora do comum, fazendo com que o espectador se sinta feio. Nas agências de modelo as mesmas são constantemente abordadas por pessoas que fazem comentários sobre o corpo delas e fazem-nas sentir feias e “gordas”.
2.2- A moda dita a beleza fazendo as pessoas magras , superficiais , deixando de comer e podendo levar à morte.

Influência dos media

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)