Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de maio de 2010



PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO: http://voicethread.com/share/1178922/

terça-feira, 25 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Influência dos media-2


1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?

2 – Atreve-te a responder às questões:

2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)

2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?


1-Anorexia-É uma doença psicológica que afecta as pessoas fazendo acreditar que são gordas mas na realidade não são.
Bulimia –É uma doença do foro psicológico que faz com que as pessoas comam muito num determinado espaço de tempo fazendo com que se sintam culpadas, arrependerem-se e provocar o vomito.

2- As pessoas são muito influenciadas pelos media porque são constantemente”bombardeadas” com publicidade que apresenta pessoas com beleza fora do comum, fazendo com que o espectador se sinta feio. Nas agências de modelo as mesmas são constantemente abordadas por pessoas que fazem comentários sobre o corpo delas e fazem-nas sentir feias e “gordas”.
2.2- A moda dita a beleza fazendo as pessoas magras , superficiais , deixando de comer e podendo levar à morte.

Influência dos media

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reflexâo sobre o alcoolismo


O que nós achámos sobre o texto:

Salomé: Eu acho que é muito comovente e que chama muito a atenção. Apesar de não ter bebido, a rapariga teve um acidente horrível e é um exemplo do que nos pode acontecer. Para não acontecer, devia se sensibilizar as pessoas sobre os problemas do alcoolismo pois se fosse um familiar meu que estivesse no lugar dela, teria ficado de rastos.
Marta: Eu achei que o texto era um exemplo como se pode acabar com a vida de nós próprios e dos outros em poucos segundos, acho que se tem de se alertar sobre este assunto junto à população no geral para diminuir os números avassaladores destes acidentes de alcoolismo. Se fosse um familiar meu eu teria ficado incomodada porque não fora ela a causar o acidente, mas sim uma pessoa que tinha consumido álcool.
Miguel: Eu acho que apesar de a rapariga não ter bebido teve o acidente à mesma por causa do condutor do outro carro que estava bêbado. Mas por causa de outros a nossa vida pode acabar mesmo por aí. O modo de evitar é avisar as pessoas sobre o alcoolismo pois as pessoas não tem consciência, e se fosse um familiar meu eu ficava triste porque estava quase a perder um familiar.

História sobre Álcoolismo


TEXTO
Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cabra Montês- um animal em vias de extinção. Porquê?

A cabra montês era muito procurada, há alguns anos, por caçadores por causa dos seus chifres e da sua pele. Hoje em dia, esta espécie já não é tão ameaçada mas ainda é uma espécie reduzida.

Cabra Montês- um animal em vias de extinção




Habitat: É encontrado em todos os maciços europeus, dos Alpes ao Cáucaso e nos relevos que margeiam a bacia do mediterrâneo. Vive em altura ( 2000-3000), sobre rochas e pedras soltas, mesmo nos inverno mais cruéis.

Características: É uma cabra selvagem de chifres estriados e curvados para trás. É vigorosa e o maior mamífero europeu de altas montanhas.

Cor: Pêlo pardo.

Dimensões: Altura ao dorso: 65-80 cm

Comprimento: 1,45 m, mais15cm de cauda.

Comprimento dos chifres:

Peso: 70-100Kg para os machos.



Comportamento: Vive em manada composta por fêmeas, crias e machos jovens; os machos vivem separados em pequenas manadas ou solitários. São muito ágeis sobre as rochas, alimentam-se de plantas da alta montanha e no inverno de musgos. As crias nascem em Junho.



Observação: É uma espécie em vias de extinção devido à caça excessiva. Actualmente faz-se o repovoamento dos locais onde desapareceu.



Bibliografia:http://profs.ccems.pt/palma/Ecossistema/montanha/Mamferos/Textos/cabra.htm

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A nossa opinião

O uso de recursos renováveis deve seguir uma taxa igual à reposição. Por outras palavras, achamos que todos os países devem produzir o que consomem sem provocarem desperdicios.
Muitas pessoas não têm consciência dos impactos ambientais que as pessoas provocam com os desperdícios que fazem.
Os problemas que poderão ser causados pela utilização excessiva de recursos renováveis são:
  • Extinção de animais e plantas;
  • Possível alteração do clima, que pode causar doenças e mortes;
  • Poluição;
  • Desperdícios energéticos.

Nós sugerimos algumas soluções:

  • Protecção das espécies ameaçadas;
  • Reciclagem dos excessos produzidos;
  • Sensibilisar as pessoas sobre os problemas ambientais utilizando os meios de comunicação;

Axioma-os recursos renováveis


3. Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

Bibliografia: http://resistir.info/energia/5_axiomas.html#notas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A nossa opinião

A Marta acha que o planeta não conseguirá comportar o crescimento de forma sustentável .
Para evitar-mos que aconteça devemos avisar no presente e no futuro, acções para promover o que acontecerá se não fisermos nada. Um dos exemplos é ajudar os PED no que toca à gravidez precose e ao planeamento familiar. Em relação ao futuro da civilização acho que se vier acontecer em 3050 as pessoas andarão desesperadas e sem controlo da vida.

O Miguel acha que o planeta não conseguirá suportar o crescimento.
Porque o nosso planeta no futuro vai ser muito pequeno para tantas pessoas, pois vai havendo mais pessoas e em vez de parecer grande parece pequeno e com tantas pessoas não vai conseguir sustenta-las.

A Salomé acha que o planeta, após tanto tempo com a civilização a crescer, os recursos vão escacear e o espaço para as pessoas viverem vai diminuir. Enquanto civlização, temos de mudar de hábitos para conseguirmos sobreviver. Ter um metro quadrado para viver parece absurdo mas se não acabarmos com alguns hábitos que temos isso pode tornar-se realidade.

Axioma


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) [10] .

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).

bibliografia: http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade


Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruptus ao aborto, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

A nossa opinião:
A Marta acha que essas pessoas no seus haveres não tinham mais nenhuma alternativa senão fazer abortos e originar infanticídios. O que as pessoas fizeram foi pensar nas pessoas que vêm e vão vir no futuro para esta ilha. No caso da sobrevivência de uma criança, ela acha que é desumano o que essas pessoas fizeram e com certesa que há soluções para combater o infanticídio.

O Miguel acha que uma criança não tem culpa de nascer. Isso é desumano, uma pessoa não pode matar uma criança que não tem culpa de nada mas se não tivesse alternativa isso era outro assunto.

A Salomé acha que a cultura não se devia sobrepor à vida de uma criança, mas se não houver alternativa, têm de fazer algo para não arriscar a vida de alguém. Se o povo não se conseguir sustentar, também não deviam matar porque a vida de todas as pessoas são importantes. Ela também acha que o infanticídio não deve ser considerado forma de sustentabilidade pois, como já foi referido, é injusto para a criança e para a família. Se a tribo tiver em risco, deve se matar para não arriscar a vida da população inteira.

Medidas que podem ser tomadas:

1. Divulgar o planeamento familiar;
2.Alertar as pessoas sobre os riscos do infanticídio
Ex: folhetos com imagens a explicar;
3.Entrega de crianças a instituições para adopção.

Bibliogarafia: http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sustentabilidade para nós

Hoje vamos dizer o que é a sustentabilidade.

Para a Marta, a sustentabilidade é algo que é sustentável exemplo:
uma pessoa que tem de viver com 10$ por semana tem de gerir bem o seu dinheiro e se gastar logo tudo no primeiro dia não terá sustento para o resto da semana.

Para a Salomé, a sustentabilidade significa aproveitar os nossos recursos mas sem provocar desperdício e também não abusar dos recursos poupando. ( ex.: água)

Para o Miguel, há pessoas se não começarem a poupar podem ter problemas económicos.

O que é a sustentabilidade


A sustentabilidade tem a ver com os problemas relacionados com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as actividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como todas as um termo amplo para actividades humanas.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O mundo em 2029

Em 2029, o mundo em que vivemos terá mudado drasticamente.
Com o desenvolvimento das tecnologias ao longo do tempo, já teremos decifrado os enigmas que os cientistas do nosso tempo estão a tentar decifrar, tal como a cura para varias doenças.
As nossas vidas estarão mais sofisticadas. Todos os carros andarão a energias alternativas e os transportes públicos serão mais eficientes e mais rápidos.
Mas, para além dos transportes, a casa também será mais desenvolvida. Na sala, os sofás terão a opção de ficar mais quentes ou frios, todos os comandos serão substituídos por um único e a televisão terá imagem ainda mais definida. Na cozinha, a louça será automaticamente lavada no final da refeição e as migalhas que estiverem no chão serão sugadas para um compartimento debaixo da casa. No quarto, a cama será feita automaticamente quando acordamos e o despertador quando acordamos e o despertador será a prova de erro para não nos atrasarmos. Finalmente, na casa-de-banho, a banheira será substituída por um aparelho que fará tudo por nós, desde dar nos banho até pentear-nos.
Na escola, a entrada será feita com identificação pela impressão digital, todos os computadores serão mega-rápidos e os testes serão feitos no computador pessoal de cada um.
Mas os avanços não serão só no dia-a-dia, os aviões vão ser mais rápidos, os empregos serão mais fáceis pois haverá um robot para cada trabalhador e os roubos vão ser uma coisa do passado pois qualquer aparelho vai ter sistema de localização. O sistema de Saude será melhor porque cada um terá um médico pessoal que é um robot e cada doença terá cura.
Não sei se o mundo vai ser assim mas sei que vai ser fantástico de qualquer maneira!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Quem somos

Olá nós somos a Marta o Miguel e a Salomé.
Nós qriamos este blogge para AP, e se quiserem perguntar alguma coisa poden e nós respondemos nós podemos por coisas que vóces quiserem ver no blogge, Xau.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sobre nós

Olá a todos !!!
Nós somos a Marta , a Salomé e o Miguel
Nós fizemos este blogge para pôr o que nós achamos mais intessante e não só.
Este blogge foi criado para A.P. e esperemos que gostem, mas não se esqueçam de comentar!
Aqui neste blogge poderemos põr assuntos relacionados com o ambiente e outros assuntos.